quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A importância da cenoura


A cenoura é nossa fonte mais rica de betacaroteno, um composto que funciona como antioxidante e pode ser transformado pelo corpo em vitamina A. Quanto mais forte a cor, maior o teor deste importante carotenoide da cenoura. Uma xícara de cenoura cozida tem 70 calorias, 4 g de fibra e aproximadamente 18 g de betacaroteno. Essa quantidade é suficiente para prover 150% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A - um nutriente que é essencial para garantir cabelos, pele, olhos, ossos e mucosas saudáveis. A vitamina A também é um importante aliado no combate às infecções.

Naturalmente doces, as cenouras constituem um ótimo alimento para um lanche de baixas calorias e com alto teor de fibras. Na verdade, o cozimento aumenta o teor nutritivo das cenouras, porque quebra as paredes celulares duras que envolvem o betacaroteno. Para uma complexa absorção do betacaroteno, o corpo precisa de um pouco de gordura, porque os carotenoides são solúveis em gorduras e não em água. Uma porção de cenoura cozida com um pouco de manteiga ou margarina constitui uma excelente garantia de que o corpo usará todos os nutrientes que estão sendo oferecidos. Cenouras cozidas ou amassadas fazem uma ótima entrada, pois são naturalmente doces e contêm um alto teor nutritivo. As cenouras  também contêm outros carotenoides, incluindo alfacarotenos, assim como os bioflavonoides.

A ingestão de suplementos pode não reproduzir os efeitos benéficos das cenouras. Na verdade, uma série de estudos comprovou que os suplementos de betacaroteno podem ser prejudiciais à saúde, principalmente para fumantes. Isso não é um grande problema caso ocorra uma ingestão excessiva de cenouras, mas pode fazer a pele assumir coloração amarelada. Esse problema, conhecido como carotemia, desaparece depois de diminuirmos a quantidade de cenoura ingerida, em algumas semanas. Se a coloração amarelada da pele persistir, ou se as partes brancas dos olhos ficarem sem cor, a causa do problema pode ser icterícia, um indicativo de problemas nos rins.



(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Nenhum comentário:

Postar um comentário